quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

REFLITAM - Vaga pela internet e outras metodologias

O estudante entra no site da instituição e olha os detalhes da vaga: a partir do 1° período, corel e photoshop... Mas cansado de gastar passagem decide ligar para a instituição e verificar os outros "requisitos", afinal, perdeu as contas de quantas vezes foi até a sede e ficou a ver navios.
A atendente conversa um pouco e, sem nem perguntar o CPF ou qualquer dado do estudante que não seja o nome, solta: "FULANO, para esta vaga você não pode ser encaminhado. São requisitos confidenciais, não posso falá-los. Desculpe."

É muito fácil para quem detém a vaga soltar frases deste tipo, mas esquecem que do outro lado está um estudante, cheio de dúvidas e, na maioria dos casos, necessitado por ter que pagar a faculdade no fim do mês.

Também é legítimo que a instituição não queira dizer o que impede qualquer aluno de concorrer à vaga, mas o MÉTODO DE INTERMEDIAÇÃO TEM QUE SER REVISTO URGENTEMENTE, porque ao contrário do que pensam a instituição e as empresas que ofertam vagas, não são com meros estudantes que elas estão lidando, mas com SONHOS. E se o estudante deixa de sonhar..

O impressionante é que:

  • quando é a empresa que lança nas redes sociais uma vaga, nem todas tem a DECÊNCIA de ao menos responder o e-mail ( ainda que uma mensagem automática ) ou, ao fim do processo, mandar um e-mail de agradecimento a todos. Falta de tempo? Eu diria QUE É FALTA DE EDUCAÇÃO!
  • quando se trata de empresas de intermediação do tipo CIEE, IEL e ABRE, todas cometem o mesmo erro, culpando o sistema que não cruza os dados ou jurando de pés juntos que tentam ao máximo flexibilizar a vaga. Mas estas não são as soluções do problema maior: é preciso informar ao estudante, sobretudo quando não há perfil para a vaga, algo mais construtivo que um mero VOCÊ NÃO ESTÁ NO PERFIL E NÃO PODEMOS DIZER A CAUSA PORQUE É SIGILO DA EMPRESA. Não é um quilo de carne que está se comprando ou vendendo, SÃO SONHOS, seres humanos que sentem e sonham. 
  • É tamanho o descaso que nenhuma empresa destas de intermediação -  CIEE, IEL e ABRE  - tem OUVIDORIA para registrar reclamação. Mas os estudantes esquecem de um detalhe: organizando dá para desorganizar, como diria Chico Science: as redes sociais estão aí para reclamar e reunir pessoas com a mesma opinião.
É uma pena que o mercado trate o universitário desta maneira. Até quando?


ATUALIZAÇÃO: reclame aqui
O Gogojob () divulga muitas vagas na área de comunicação pela internet e no último dia 2/02, disponibilizou a seguinte questão para seus seguidores no Facebook

Essa é a hora de debater com eles os problemas na hora da seleção. Óbvio não depende deles, mas orientar quem publica vagas já pode provocar alguma melhora no tratamento dos candidados. Participe: http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10150556308961165&id=320786476164

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